Sábado, 23 de Abril de 2011

Figurino de 'Cordel Encantado' transforma a novela em passarela

O figurino de Cordel Encantadoencantou. O comentário entre estilistas, figurinistas e fashionistas é unânime: o guarda-roupa da novela é um verdadeiro primor. Assinado pelas figurinistas Karla Monteiro e Marie Salles, as roupas dos personagens da trama se tornaram objetos de desejo ao misturar referências de várias épocas e, assim, conseguir um efeito totalmente contemporâneo. A saia de patchwork usada por Açucena (Bianca Bin), por exemplo, virou hit. "Não param de ligar querendo saber da onde é", comemora Marie.

Ela conta que o guarda-roupa da novela é fruto de muita pesquisa - histórica, de desfiles de moda e de técnicas e materiais artesanais - e todo feito nos ateliês do Projac. "Dividi os personagens em quatro núcleos: Seráfia do Norte, Seráfia do Sul, cangaceiros e Brogodó", conta ela. "O rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) é solar e inspirado no último czar russo, Nicolau II. Como naquela época as fardas eram bordadas a ouro, criei golas e punhos de metal de alumínio", explica Marie, empolgada.

Soluções criativas e exóticas estão presentes em todo o figurino. Para a rainha Cristina (Alinne Moraes), Marie lançou mão de uma técnica chamada shibouri. "É uma espécie de tie-dye indiano, desenvolvido pela atriz Cristina Aché. São tecidos manchados e garantiram um visual suave", diz. Já a vilã Úrsula (Débora Bloch) usa cores fortes, como bordô, vermelho e azul, ombreiras, muitas rendas e plumas. "Me baseei nos desfiles de verão 2011 de grifes como Balmain, Pucci e Gucci. As roupas dela têm transparência, pedras e penas", enumera Marie. Todos os chapéus foram encomendados ao designer Denis Linhares.

Para elaborar o visual dos cangaceiros, Marie foi para o Ceará e se deslumbrou com a cultura local. "O que mais me impressionou no Nordeste foi a riqueza do artesanato feito em couro e o Museu do Vaqueiro, que visitei. Além disso, investi em tramas artesanais da região, como crochê, linhão e as rendas filé, de bilros e renascença", ressalta. O vestido de baile de Açucena, por exemplo, é todo de renda filé com um acessório inesperado: um cinto de piaçava. "Era uma pulseira da designer Maria Oiticica que foi transformada em cinto", revela Marie. E a figurinista lembra que a saia longa de patchwork da personagem é pura tendência. "O que aproxima o público", analisa.

No núcleo Brogodó, destaque para as roupas e chapéus da primeira-dama da cidade, Dona Ternurinha (Zezé Polessa), que vem a ser, segundo Marie, uma típica emergente. "Os vestidos são bordados com madeira e coco. E os chapéus enfeitados com pássaros".

Débora Bloch interpreta a vilã Úrsula em 'Cordel Encantado'
Foto: Divulgação

publicado por artedetodos às 15:20
link do post | comentar | favorito
|  O que é?

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. Carmo Dalla Vecchia busco...

. Thiago Lacerda brinca com...

. Influenciada por Úrsula, ...

. Amália socorre Miguézim

. Lucy Ramos aprendeu truqu...

. ‘Me sinto privilegiada em...

. Conferimos as gravações d...

. Vídeo Show mostra os bast...

. Figurino de época de 'Cor...

. Veja como foram as gravaç...

. Acompanhamos as gravações...

. Vídeo Show mostra as grav...

. Vídeo Show News: Elenco ...

. Vídeo Show acompanha a fe...

. Confira o making of do ac...

.arquivos

. Maio 2011

. Abril 2011

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds