Terça-feira, 10 de Maio de 2011

Folclore brasileiro influencia os cenários de Cordel Encantado

Produtora de arte fala dos desafios de compor o universo da novela

Objetos romântico compõem o quarto de Antônia, personagem de Luiza Valdetaro

 

Produtora de arte de Cordel Encantado, Ana Maria de Magalhães define a mistura de elementos do folclore brasileiro como o principal ingrediente da novela. Para Ana Maria, o desafio é trabalhar com uma trama que não está presa a uma época específica. "Em Cordel, existe uma liberdade

Os tons em vermelho dão um toque de luxo

 

com que eu nunca tinha trabalhado. E, por mais que a trama seja fantasiosa, há um princípio para o comportamento dos personagens. Foi isso o que deu mais trabalho”. Confira a entrevista com a produtora de arte:

Quanto tempo de pesquisa foi necessário para a produção de arte?
A Amora (Amora Mautner, diretora-geral da novela) me chamou em setembro do ano passado. Eu fiquei muito assustada, porque a novela era muito diferente. Entrei no final de outubro para produzi-la. Na verdade, objetivamente, só tivemos dois meses de pré-produção. Uma novela desse padrão é como se fosse duas tramas das oito em uma das seis. Então, foi um tempo curto.

Qual é o maior desafio em Cordel?
A novela é um desafio porque ela é de época, mas não está presa a uma data. Tem uma liberdade com que eu nunca tinha trabalhado. Mas nem por isso deixou de ter pesquisa, e todo dia tem uma novidade, todo dia é uma dificuldade. Lidar com a parte de realeza, por exemplo, é complicado, porque não é o nosso universo. Nós tivemos uma corte no Brasil muito diferente. A gente foi olhar a realeza europeia do final do século, os costumes, os modos à mesa, o serviço à francesa. Por mais que a trama seja fantasiosa, existe um princípio para o comportamento dos personagens. Foi isso o que deu mais trabalho.

 

A colcha de fuxico é destaque no quarto de Açucena

Quais ingredientes você buscou para definir cada núcleo?
No núcleo de Brogodó, acho que a vida foi a principal fonte. Sou filha de baianos, já fiz várias novelas rústicas desse tipo, como Roque Santeiro. O universo do folclore é muito importante. Nos quartos de Cordel Encantado, tudo aquilo que a gente coloca tem muito artesanato popular, desde as roupas de cama até as almofadas. Como a novela não é passada em um lugar específico do Nordeste, usamos um conjunto de coisas, salpicamos elementos de cada lugar para montar esse universo.

 

 

 

Como trazer o lúdico para uma novela de época?
Acho que o principal ingrediente é o romantismo. No quarto da Antônia (papel de Luiza Valdetaro), por exemplo, você percebe que ela é cheia de objetos românticos. Açucena também, que é uma jovem. Tem ainda os objetos na parede - a gente misturou muita coisa. Usamos também muitas peças mineiras, porque acho o folclore mineiro muito rico, em tapeçaria, objetos. É uma mistura, um mini-Brasil.

 

carlota e timóteoBonecas enfeitam o quarto de Doralice em Brogodó

publicado por artedetodos às 19:13
link do post | comentar | favorito
|  O que é?

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. Carmo Dalla Vecchia busco...

. Thiago Lacerda brinca com...

. Influenciada por Úrsula, ...

. Amália socorre Miguézim

. Lucy Ramos aprendeu truqu...

. ‘Me sinto privilegiada em...

. Conferimos as gravações d...

. Vídeo Show mostra os bast...

. Figurino de época de 'Cor...

. Veja como foram as gravaç...

. Acompanhamos as gravações...

. Vídeo Show mostra as grav...

. Vídeo Show News: Elenco ...

. Vídeo Show acompanha a fe...

. Confira o making of do ac...

.arquivos

. Maio 2011

. Abril 2011

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds