Sábado, 14 de Maio de 2011

Critica/Elogio: ‘Cordel Encantado’ por RAPHAEL MAXIMUS

Raphael Maximus da Wordpress fez uma crítica bastante positiva da novela.

É dificil uma novela Global do horário das 6 horas, me convencer e chamar tanta atenção, mas a recém novela Global, ‘Cordel Encantado’ me convenceu e muito.

Com um elenco maravilhoso que está dando um show na interpretação, carisma e envolvimento nesse projeto, a novela já conquistou fãs de todas as idades e não vai demorar muito para se torna referência no mundo.

Além de uma historia envolvente e cativante, a direção da novela foi muito feliz em optar em modernizar a maneira de contar a historia, além de não colocar sotaques estrangeiros, soube colocar a novela em um tom de humor que não deixa a novela chata e com ar de publico feminino.A única coisa de errado é o horário, que não permite a ousadia de cenas quentes e linguagens chulas, que permite que o publico se envolva mais na historia.

Digo mais: se essa novelas ‘Cordel Encantado’ estive na faixa das 22 horas a globo iria triplicar sua audiencia (atual do horário).

Com cara de novela da 10 horas da noite, a Globo me fez lembrar novelas produzidas pela tv Manchete com qualidade e saindo daquela mesmice.

(Como: ‘Chica da Silva’ e ‘Pantanal’).

Quem ainda não viu, eu indico, pois atualmente não tem novela melhor na televisão Brasileira.

por RAPHAEL MAXIMUS

LEIA MAIS SOBRE A NOVELA:

Cordel Encantado

 

Informação geral
Formato Telenovela
Género Drama
Classificação etária  i DJCTQ (Brasil)
Criador Duca Rachid
Thelma Guedes
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Amora Mautner
Elenco original Cauã Reymond
Bianca Bin
Bruno Gagliasso
Nathália Dill
Carmo Dalla Vecchia
Débora Bloch
Luiz Fernando Guimarães
Cláudia Ohana
Jayme Matarazzo
Reginaldo Faria
Lucy Ramos
E muitos  mais
Tema de abertura “Minha Princesa Cordel” por Gilberto Gil, com a participação de Roberta Sá
Exibição
Emissora de
televisão original
 Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
480i (SDTV)
Transmissão original 11 de abril de 2011
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão

Cordel Encantado é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo para o horário das seis horas. Sua estreia foi no dia 11 de abril de 2011, sucedendo Araguaia. É a terceira colaboração das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes, e conta com a direção deAmora Mautner, Gustavo Fernandez, Natália Grimberg e Ricardo Waddington.

Bianca Bin, Cauã Reymond, Nathália Dill, Carmo Dalla Vecchia, Bruno Gagliasso, Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães interpretam os personagens principais numa trama unanimanente considerada pela crítica especializada como inovadora, por ter como cenário o sertão brasileiro, com o romance dos protagonistas narrado como um conto de fadas, mas com a temática da literatura de cordel. A jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, chegaria a declarar que a produção seria “a mais impressionante produção das 18h já apresentada pela Globo”.

 

A história se passa na cidade fictícia de Brogodó, localizada no Sertão Nordestino e aborda o triângulo amoroso entre Açucena, Jesuíno e Timóteo, que é obcecado por Açucena desde criança e tem uma inveja obscessiva de Jesuíno, querendo ser como ele. Jesuíno e Açucena são apaixonados desde criança, já que foram criados juntos. Eles enfrentarão toda maldade para poderem se casar e ficar juntos. O amor deles é mais forte que tudo.

Enredo

Timóteo tem inveja de Jesuíno desde criança pois o pai de Timóteo, Coronel Januário, é padrinho de Jesuíno e quer que ele o suceda nos negócios da família, e Timóteo mesmo detestando lidar com fazenda e negócios, não acha isso correto, por ver que mesmo afilhado, Jesuíno é um empregado da fazenda junto com sua mãe, Siá Benvinda e que ele merece ser tratado como todos os outros, e o humilha muito, pois Timóteo pisa em todos por ser rico. Ele esconde ciúmes do pai com Jesuíno e sente-se menos amado.

Açucena mora com seus pais adotivos, Virtuosa e Euzébio, e com seu irmão Cícero. Porém Açucena desconhece sua verdadeira origem e não sabe que é uma princesa, filha de um rei, chamado Augusto, que comanda o reino de Seráfia do Norte.

Augusto, o rei, veio para o sertão para tratar de negócios com a esposa grávida e acabou por Açucena nascer por aqui. Porém há uma revolta de cangaceiros em que esposa e filha recém-nascida são sequestradas para serem torturadas e isso o faz acreditar que as duas estão mortas, mas ele nunca se convenceu muito bem disso. Arrasado, ele retorna para seu reino, que fica na Europa, mas ele não soube que a menina conseguiu se salvar e foi criada por um casal de sertanejos.

A origem de Jesuíno também é oculta para ele. Criado sem pai, Jesuíno nunca soube que na verdade o seu progenitor é um dos mais temidos cangaceiros, chamado Herculano. Por tão perigoso e cruel é chamado de o rei do cangaço.

Porém tudo se modifica quando Augusto retorna a Brogodó e descobre por cangaceiros que só sua esposa morreu e que sua filha foi entregue por eles a um casal e que ela foi cirada como mais uma sertaneja. Isso faz Virtuosa e Euzébio ficarem muito apavorados com medo de perder Açucena para Augusto, pois eles sempre souberam qual origem dela. Açucena percebe e fica muito desconfiada porque os pais estão tão assustados com a chegada desse rei.

Há reviravolta na vida de Jesuíno também: Herculano decide acabar com o segredo que guardou com Siá Benvinda e resolve contar ao filho que ele é o pai. A mãe de Jesuíno fez um acordo com Herculano de jamais falar a ele que o pai é um bandido temido para o filho não sofrer por preconceitos, mas Herculano quer um novo cangaceiro que o suceda e fará de tudo para Jesuíno se transformar no novo rei do cangaço.

Crítica

Os primeiros capítulos de Cordel Encantado foram geralmente bem recebidos pela crítica. A jornalista Patrícia Kogut escreveu que “a novela lembra um conto de fadas, faz referências literárias, à História, a filmes famosos e neste ponto é até bem pop” e chamou o folhetim de “coerente e lógico, ao mesmo tempo fantástico”, dizendo que a “improvável” ligação entre um reino fictício e o sertão brasileiro foi feita de forma “convincente”. Ela continuou, “não tem apenas uma história boa, saborosa, uma fábula cativante até dizer chega. Sua realização também merece todos os elogios. O uso da câmera F35 nas sequências tanto da França quanto em Sergipe fez a diferença, atribuindo à imagem textura e qualidade especiais [...] Cenários, figurinos, luz, tudo é impecável”. Ela também fez elogios ao elenco, apesar de criticar o retorno de atores que acabaram de finalizar uma novela no canal.

Mauricio Stycer, crítico da UOL, afirmou que a novela “encheu os olhos com um conjunto de qualidades que parecia esquecido: elenco bem escalado, ótimo texto, direção de verdade e padrão de cinema”. Apesar de comentar que “na mistura de literatura de cordel, misticismo religioso, cultura popular e tradição europeia que a embala, a novela ecoa, aqui e ali, Auto da Compadecida“, ele concluiu que “Cordel Encantado se destina a um público interessado em algo mais leve, sem a malícia da novela das 19h nem a crueza da trama das 21h. Mas poderia muito bem ocupar tanto um horário quanto o outro”Fernando Oliveiro, colunista do IG, considerou que “há tempos não se via uma novela tão bela quanto Cordel Encantado [...] Fotografia belíssima, atores inspirados – ok, o sotaque nordestino é bem forçado – e uma história afiada”.

Audiência

O primeiro capítulo de Cordel Encantado teve média de 24 pontos de audiência na Grande São Paulo. A novela manteve uma média entre 21 e 24 pontos na primeira semana de exibição, até bater seu primeiro recorde no sétimo episódio, com 25 pontos, e o segundo no oitavo, com uma média de 27 pontos.

publicado por artedetodos às 12:58
link do post | comentar | favorito
|  O que é?
2 comentários:
De penny lane a 14 de Maio de 2011 às 21:19
bem, eu ainda não vi a novela, mas se o que senhor Raphael Maximus diz que deviam mudar o horário para adicionar umas cenas mais quentinhas EU CONCORDO. Até porque tudo fica melhor com um bocadinho (MUITO) de picante na vida (entenda-se no quarto :P ).

Fui muito R rated?


De penny lane a 14 de Maio de 2011 às 21:16
sou só eu que acho que 'brogodó' é um nome super cómico?? :P


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. Carmo Dalla Vecchia busco...

. Thiago Lacerda brinca com...

. Influenciada por Úrsula, ...

. Amália socorre Miguézim

. Lucy Ramos aprendeu truqu...

. ‘Me sinto privilegiada em...

. Conferimos as gravações d...

. Vídeo Show mostra os bast...

. Figurino de época de 'Cor...

. Veja como foram as gravaç...

. Acompanhamos as gravações...

. Vídeo Show mostra as grav...

. Vídeo Show News: Elenco ...

. Vídeo Show acompanha a fe...

. Confira o making of do ac...

.arquivos

. Maio 2011

. Abril 2011

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds