A safra atual de novelas apresenta algumas inovações importantes no formato. Mas até que ponto isso é válido e como saber os limites dessas “invenções”? Cordel Encantado e Morde & Assopra são exemplos distintos disso. Enquanto a nova trama das 18h mistura o sertão nordestino com a realeza europeia, a novela das sete traz dinossauros robôs dividindo a cena. Porém, enquanto a primeira vem batendo recordes de audiência, a segunda não caiu nas graças do público.
Cordel Encantado é uma fábula, uma história que não tem compromisso com a realidade e nem apresenta uma época distinta. Elementos do passado e do presente convivem em harmonia, sem causar nenhum estranhamento. Duca Rachid e Thelma Guedes contam com leveza a história da princesa que foi criada no sertão nordestino. Entre cangaceiros, reis, batalhas entre reinos distantes e coronéis do sertão, somos fisgados pela história. Enfim, o que parecia uma mistura sem pé nem cabeça agradou desde o primeiro capítulo. Pra completar, as câmeras utilizadas dão a impressão de que assistimos a um filme de época.
A produção de arte e os figurinos são uma atração à parte. Dos trajes elegantes usados pela corte de Seráfia às roupas coloridas dos sertanejos, tudo é belíssimo. Segundo o site da novela, o folclore brasileiro serviu como inspiração para os cenários, que apresentam uma riqueza de detalhes impressionante. Sem dúvida alguma, esse Cordel é mesmo Encantado.
Já em Morde & Assopra, Walcyr Carrasco também apostou na ousadia, mas sem o mesmo retorno da audiência. A trama vem patinando no ibope, a exemplo de Tempos Modernos, que também tinha um robô como personagem. Na atual novela das 19h, temos androides e fósseis de dinossauros ocupando o mesmo espaço, o que é bem estranho. Sim, porque ao contrário de Cordel Encantado, Morde & Assopra é uma trama contemporânea que tenta passar a ideia de que tudo aquilo é real. Talvez seja esse o maior erro.
Mas nem só de tropeços vive a novela. O elenco é de primeira, com destaque para as sempre ótimas atuações de Ary Fontoura, Elizabeth Savalla e Jandira Martini. Vanessa Giácomo vem surpreendendo como a vilã Celeste, assim como Bárbara Paz e sua dissimulada Virgínia. Marcos Pasquim não muda muito de um personagem para outro, o que salva é o par romântico com Adriana Esteves, que apesar de repetitivo, tem muita química. As cenas da paleontóloga Júlia e seus sonhos com dinossauros são surreais, mas os efeitos especiais estão incríveis, não se pode negar.
E pra vocês, por que Cordel Encantado emplacou e Morde & Assopra está a perigo? Que inovações são válidas na teledramaturgia?
. Carmo Dalla Vecchia busco...
. Thiago Lacerda brinca com...
. Influenciada por Úrsula, ...
. Lucy Ramos aprendeu truqu...
. ‘Me sinto privilegiada em...
. Conferimos as gravações d...
. Vídeo Show mostra os bast...
. Figurino de época de 'Cor...
. Veja como foram as gravaç...
. Acompanhamos as gravações...
. Vídeo Show mostra as grav...
. Vídeo Show acompanha a fe...
. Confira o making of do ac...